Nasceu em 1989, em Viseu, quatro dias antes da queda de um muro. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, tendo completado posteriormente o mestrado em Ilustração pelo ISEC de Lisboa. Trabalha como ilustrador e concept artist e expõe regularmente, tanto a título individual como colectivo, desde 2009.
Concilia a prática da ilustração com um outro lado sempre presente: o da investigação histórica. Colabora com editoras nacionais como a Leya e a Porto Editora, revistas como a Visão História e marcas como a Yorn. Também fez pósteres para cinema e integrou expedições que levantaram património natural e cultural de Trás-os-Montes a Marrocos, no âmbito das actividades desenvolvidas pela associação Grupo do Risco. Em 2019, ganhou o primeiro prémio do 12.º Encontro Internacional de Ilustração de São João da Madeira.
Delfim Ruas ilustrou o título Carolina Beatriz Ângelo. Um Pequeno Grande Gesto de Coragem, da colecção Grandes Vidas Portuguesas, uma co-edição Pato Lógico/Imprensa Nacional.